2009/05/04

O texto de Sanchis Sinisterra, como de resto a maioria dos seus textos dramáticos, é uma reflexão do universo do teatro feito a partir de dentro. Em Ñaque, (Piolhos e Actores) o autor constrói uma narrativa dramática que gira em torno de dois actores ambulantes perdidos no tempo que, inesperadamente, se reencontram no seu espaço de eleição – o teatro, mas fora do seu tempo particular – o siglo d’oro espanhol. É da estranheza desse efeito, muito à maneira de Brecht, que Sinisterra constrói os diálogos, muito à maneira de Beckett, dos dois protagonistas. Se por um lado o efeito da estranheza do tempo – o nosso século – permite uma relação directa com o público, por outro, a secura e solidão dos diálogos permite o contar de uma história repleta de ironias e memórias que elevam o jogo teatral a um nível didáctico muito enriquecedor para as plateias e de uma fluidez cénica extremamente lúcida e lúdica para gáudio de quem a ele assiste. Rios e Solano são duas faces de uma mesma moeda. Perdidos no tempo, o seu reencontro, no espaço que eles melhor conhecem – o cénico - é uma necessidade absoluta para quem, como eles, necessita do teatro para viver.
Piolhos e Actores, sendo uma frenética alusão ao mundo do teatro, não deixa de ser, ao mesmo tempo, uma imensa metáfora do mundo em geral. Do tempo deles – actores ambulantes do século XVII – ao nosso tempo – o século XXI, repleto de interrogações para o futuro.
O espectáculo é de uma enorme simplicidade cénica, permitindo a sua apresentação nos espaços mais variados e convive muito bem com todos eles, pois é a partir da geografia do próprio espaço que os actores improvisam as sua relações à boa maneira da commedia del’arte, permitindo a todos aqueles que nele participam, criadores e espectadores, uma comunhão conjunta de hora e meia de imensas afinidades e profundo prazer.
António Capelo